quinta-feira, 20 de maio de 2010

Paula Lima enche a Virada de suingue, dia 22, a partir das 19h30


A cantora Paula Lima agita o Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, dia 22 de maio, a partir das 19h30. Advogada, formada em piano clássico, Paula é considerada uma das divas da música brasileira. Ela marcou sua entrada no mundo da música com o grupo Unidade Bop (ex-Unidade Móvel), que lançou um álbum pelo selo Eldorado.

Em 1994, abrilhantou o posto de backing vocal no disco 23, de Jorge Ben Jor. A diva também cantou no sucesso Senhor Tempo Bom, da dupla de rap Thaíde e DJ Hum. Paula integrou o grupo Zomba e aderiu ao baile do Funk Como Le Gusta, com o qual se destacou com a releitura de Meu Guarda-Chuva (Jorge Ben Jor).

O primeiro CD de Paula foi lançado em 2001, pelo selo Regata Records. É Isso Aí rendeu elogios de crítica e público, além da indicação ao Prêmio Multishow, categoria Revelação. Dois anos depois, a cantora gravou o álbum Paula Lima (Universal Music), com o sucesso Gafieira S/A.

Nos dois primeiros álbuns, Paula compôs canções com Seu Jorge, Bernardo Vilhena e Ed Motta. Em 2003 os trabalhos foram lançados na Europa e Japão. É Isso Aí recebeu o título de Diva Paulista. Com notório reconhecimento internacional, a artista gravou a música Life, da banda japonesa Mondo Grosso.

Em dezembro de 2005 foi convidada para representar o Brasil no Kora Awards, principal evento musical do continente africano, realizado na África do Sul. No ano seguinte, Paula lançou o CD Sinceramente (Indie Records), terceiro de sua carreira. O álbum, produzido por Luís Paulo Serafim e Walmir Borges, teve a primeira tiragem esgotada em menos de um mês.

O repertório pesquisado e conduzido por Paula foi feito sob medida e conta com composições inéditas de alguns admiradores confessos de seu trabalho, como Seu Jorge, Ana Carolina, Zélia Duncan, Mart'nália, Arlindo Cruz, Leci Brandão, entre outros consagrados nomes da Música Popular Brasileira.

O álbum também foi lançado no Japão, México, Estados Unidos e Europa. Com o Sinceramente a cantora recebeu duas indicações ao Prêmio Tim de Música, de 2007 e também foi indicada ao Prêmio Toddy como melhor Álbum de MPB. Recebeu ainda o Troféu Raça Negra, na categoria Melhor Cantora. Em 2008, Paula Lima gravou O CD SambaChic, álbum que deu nome ao DVD gravado em 2009

Para Jorge Benjor, Paula é a sua "menina dos olhos". Para Dona Ivone Lara, "o samba precisa dela". Para o musicólogo Zuza Homem de Melo, "Paula é uma grata surpresa que encanta com sua bela e potente voz, surgindo para colorir nossa música caminhando com passos firmes entre Ella Fitzgerald e BenJor".


"Sou aquela menina que cresceu querendo transformar o mundo e acreditando nele. E tento com a minha música cumprir de coração aberto e com muito prazer minha missão", diz Paula Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário