quinta-feira, 20 de maio de 2010

Banda Balaco convida Nereu Mocotó para samba no Sesc, dia 23


A Banda Balaco, de Ribeirão Preto, convida o sambista carioca Nereu Mocotó para suingar o Sesc, dia 23, a partir das 11h. A Balaco nasceu em 2001 e hoje conta com oito integrantes. Rodrigo Escova (voz e percussão), Fernando Perereca (guitarra e voz), Duda Lazarini (batera), Bruno Barbosa (baixo), Leandro Cunha (teclado), Manga Morais (trompete), Mauro Zacharias (trombone) e Marcelo Toledo (sax tenor e flauta) tocam ritmos latinos, salsa, suingue e black music.

O compositor, percussionista e cantor Mocotó é carioca da época dos cassinos. Tocou com Ataulfo Alves, Grande Otelo e outros, até desembocar em uma das fases mais criativas dos anos 60, quando o samba encontrou o jazz nos becos cariocas, ao lado de Simonal e Sérgio Mendes. Alí era criada boa parte das sonoridades e grooves tão revisitados hoje em dia. Foram os primeiros dos últimos 40 anos.


Em 1968, Nereu, Fritz e João Parahyba criaram um dos pilares da nova música brasileira, o Trio Mocotó, a banda residente da boate Jogral que acompanhou de Cartola a Duke Ellington. Com a ajuda de Jorge Ben, o Trio criou o tão em voga samba rock e daí em diante não pararam de gravar e se apresentar (incluindo uma sadia carreira internacional) até 1975, quando resolvem separar a banda.

Com a redescoberta do samba rock no final dos anos 90, o Trio Mocotó passa a ser um nome corrente entre qualquer banda/ DJ das nascentes noites dedicadas ao estilo. Animados com a revitalização do som da banda, resolvem voltar e gravar o disco “Samba Rock” lançado em parceria entre a YB Music e Ziriguiboom/ Crammed Discs. Com o lançamento, a lendária banda inicia uma série de shows pelo Brasil e exterior. Em 2003, voltam com mais um trabalho intitulado "Beleza Beleza Beleza", que traz Skowa no lugar de Fritz.

Após rodar com o mundo com o Trio Mocotó, a banda resolve entrar em férias e, exatamente nesta parada, Nereu recebe um convite que esperava há anos: gravar um disco solo. Resultado de 40 anos de parcerias e malandragem, “Samba Power” representa toda a versatilidade de Nereu, que trafega pelo lado mais tradicional do samba, sem deixar de lado os acentos mais modernos do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário