quinta-feira, 20 de maio de 2010

DJ Chico Correa mistura sons, dia 22, no Parque Permanente


O músico Esmeraldo Marques, o Chico Correa, DJ e produtor paraibano, abre a programação musical da Virada Cultural no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, dia 22 de maio, a partir das 18h30. Chico mistura ritmos como samba de coco, baião, bossa, rock, jazz, trip hop, dub e carimbó aos sons eletrônicos.

O nome Chico Correa é uma homenagem ao pianista Chick Corea, que foi um dos precursores da fusão do jazz com linguagens musicais tecnológicas. Um dos resultados mais expressivos de Corea, no sentido fusion, foi o álbum The Chick Corea Elektric Band (Digital Master), lançado em 1986, com a participação de músicos como John Patitucci (contrabaixo), Dave Weckl (batera e percussão), Scott Henderson (guitarra) e Carlos Rios (guitarra).

Numa recriação inusitada, Chico Correa gravou, em 2006, o álbum Chico Correa & Electronic Band, resultado das experiências na fusão de ritmos mais tradicionais à sonoridade eletrônica. A banda conta com seis músicos e um VJ que já se apresentaram em importantes eventos musicais no Brasil, como o Tim Festival e o Abril Pro Rock.

O conjunto é formado por Chico Correa (guitarra, grooveboxes e sintetizadores), Stephan (saxofone), Larissa Montenegro (voz), João Cass (percussão), Vitor (bateria) e Orlando Freitas (baixo e flauta pífano).

O músico paraibano aproveitou sua experiência com pesquisa e documentação de cultura popular do Nordeste, como bolsista do Laboratório de Estudos da Oralidade, da Universidade Federal da Paraíba, para formar um repertório de canções folclóricas, de domínio público.

Chico Correa também trabalha como produtor de remixes. O músico é coprodutor do álbum Sons da Paraíba, lançado pelo grupo Cabruera em 2005. O trabalho mostra cocos de roda e cirandas apresentados numa roupagem moderna, com muito jazz e música eletrônica e ênfase maior ao som instrumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário